Hospital Universitário de Campina Grande Realiza Cirurgia Inédita para Remoção de Tumor, Único no Interior do Nordeste

Nesta quarta-feira (13), o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG), em Campina Grande, realiza um mutirão de procedimentos de Ablações percutâneas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos estão sendo coordenados pela Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SOBRICE).

A técnica, pouco invasiva e guiada por ultrassonografia ou tomografia, envolve a punção de uma área tumoral por um médico radiologista intervencionista, com o objetivo de promover o tratamento curativo do tumor em órgãos sólidos. A literatura médica mundial destaca resultados satisfatórios comparativos entre a ablação percutânea e as cirurgias de ressecção, quando indicadas corretamente.

O HUAC se destaca como o único hospital do interior do Nordeste a participar desse mutirão, que também conta com a colaboração de instituições renomadas como o INCA, USP, Escola Paulista de Medicina, Hospital do Amor de Barretos, entre outros.

O propósito do mutirão é enfatizar a importância da inclusão desse tipo de procedimento, de forma mais abrangente, no SUS, visando garantir que todos os brasileiros tenham acesso a essa tecnologia quando indicada. Além dos procedimentos, está programada uma palestra sobre “Ablação percutânea guiada por imagem” com o Dr. Felipe, a ser realizada no auditório do HUAC às 15h, contando com a presença da comunidade acadêmica da UFCG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais