50 Mil Novas Urnas Distribuídas Antecipadamente para as Eleições Municipais de 2024

Faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais de 2024, onze estados já receberam as novas máquinas que serão utilizadas no pleito do ano que vem. Ao todo, 53.304 novas urnas eletrônicas chegaram aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de Acre, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Rondônia, Roraima, Sergipe, São Paulo e Tocantins durante o mês de setembro.

A estimativa é que, até o fim outubro, mais 39.556 aparelhos sejam produzidos e remetidos aos TREs, conforme informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As eleições municipais de 2024 marcarão a estreia das novas urnas, que são do modelo UE2022 e foram fabricadas em 2023 com os recursos mais modernos já produzidos para a votação eletrônica no país.

A distribuição do modelo UE2022 para as zonas eleitorais teve início em agosto deste ano e continuará até fevereiro ou março de 2024, quando será concluída a produção dos novos equipamentos. Está prevista a distribuição de aproximadamente 220 mil dessas máquinas em todo o país. Até o momento, 27.980 urnas foram produzidas, 26.496 foram entregues, e outras 1,7 mil estão em trânsito.

Isso significa que ainda serão fabricadas 192.018 unidades do novo equipamento para completar o parque de urnas que servirá a todo o eleitorado brasileiro.

As novas urnas foram submetidas a diversos testes de qualidade nos protótipos, bem como a testes de resistência para avaliar sua adequação e projetos. Simulados também foram realizados, envolvendo tanto as novas urnas quanto os equipamentos mais antigos, para testar o ecossistema da urna.

Os novos equipamentos ainda passarão pelo Teste Público de Segurança da Urna, programado para ocorrer de 27 de novembro a 1º de dezembro deste ano. Qualquer brasileiro poderá participar desse teste para avaliar a segurança e as funcionalidades da máquina e apresentar propostas à Justiça Eleitoral.

As eleições de 2024 estão agendadas para o dia 6 de outubro, no primeiro domingo do mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais