Tradicional Bênção dos Animais Marca a Celebração do Dia de São Francisco de Assis em João Pessoa

Hoje (4), a Igreja Católica celebra o Dia de São Francisco de Assis, e em João Pessoa, o Santuário da Imaculada Conceição, localizado no bairro Tambauzinho, próximo ao Espaço Cultural, realiza uma tradicional programação especial para comemorar a data: a bênção dos animais. O evento ocorrerá no jardim do santuário, com sessões às 9h e 16h30, e é destinado a todos os tipos de animais de estimação.

O Santuário da Imaculada Conceição, sob a direção dos Frades Capuchinhos, é um local de devoção e espiritualidade, onde os fiéis encontram acolhimento e paz. Neste dia de São Francisco, duas missas em homenagem ao santo estão programadas: a primeira aconteceu às 6h e a próxima será às 17h15.

A bênção dos animais é uma tradição que remonta aos ensinamentos de São Francisco de Assis, o padroeiro dos animais e do meio ambiente. Os fiéis são convidados a trazer seus animais de estimação para receberem a bênção e a proteção do santo.

Para a Igreja, a Bênção dos Animais é um momento de gratidão e reconhecimento pela presença e companhia desses seres. É uma oportunidade de expressar amor e cuidado pelos animais, além de enfatizar a importância da proteção e do respeito a todas as formas de vida.

Além de seu significado religioso, a Bênção dos Animais possui um simbolismo mais amplo. Ela nos recorda da importância de preservar o meio ambiente e todas as criaturas que nele habitam. É um lembrete de nossa responsabilidade em preservar e proteger a natureza, garantindo um futuro sustentável para as gerações vindouras.

Frei Dimas, reitor do santuário, explicou o significado deste momento: “São Francisco de Assis viveu uma espiritualidade profunda com Deus e, na experiência que ele teve com Deus, ele entendeu ser irmão de toda a natureza. Dizia que era uma pequena parte de uma imensa vida”, disse.

Ele compartilhou a história do lobo de Gubbio, onde São Francisco entrou em uma cidade onde todos tinham medo de um lobo feroz, e ele conseguiu acalmar o animal. “Ou seja, Francisco tinha uma relação de equilíbrio com a natureza, o que é muito benéfico para todos. A proposta franciscana é a intimidade com Deus, que criou todas as coisas com essa imensa vida que nos fez para sua própria glória”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais