Planalto afirma que Lula e Blinken concordam sobre a necessidade de criar um Estado palestino

Após a reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, o Palácio do Planalto afirmou que Brasil e EUA concordam com a necessidade de criação de um Estado palestino. A reunião, realizada nesta quarta-feira (21), durou cerca de 1h50 e ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília. Além da criação do Estado palestino, foram abordados temas como a paz e o fim dos conflitos na Ucrânia e na Faixa de Gaza.

O comunicado do Planalto não mencionou Israel nem as declarações feitas por Lula que causaram a crise diplomática com o país. O encontro também destacou a atuação do Brasil pelo diálogo entre Venezuela e Guiana, além de temas como iniciativa para trabalho decente e cooperação na área ambiental, transição energética e infraestrutura.

Blinken informou que os EUA estudam um novo aporte ao Fundo Amazônia, sem mencionar valores. A conversa também incluiu parcerias trilaterais em agricultura, segurança alimentar e infraestrutura na África, além da urgência em abordar a dívida externa dos países africanos.

Após a reunião, Blinken afirmou que a parceria entre os dois países é “muito importante” e evitou comentar o conflito entre Israel e o grupo inimigo. A conversa ocorreu em meio à crise diplomática entre Brasil e Israel, que classificou Lula como ‘persona non grata’ pelas declarações comparando ações israelenses ao nazismo. Em reação, o presidente brasileiro chamou de volta o embaixador do Brasil em Tel Aviv para consultas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais