Governo da Paraíba Inicia Campanha do Outubro Rosa com Oferta de Consultas e Exames no CEDC

Nesta quarta-feira (4), o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), deu início à Campanha Outubro Rosa, com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A cerimônia de abertura aconteceu na sede do CEDC, que, ao longo deste mês, disponibilizará diariamente 100 vagas para exames de mamografia, ultrassonografia mamária, consultas especializadas com mastologistas, punções e biópsias mamárias.

O secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, enfatizou a importância da ação em conscientizar as mulheres sobre a necessidade do exame de mamografia. Ele também destacou o compromisso do Governo do Estado em expandir o acesso a exames e consultas em toda a Paraíba, com o objetivo de oferecer diagnósticos rápidos e tratamentos adequados.

A diretora geral do CEDC, Roseane Machado, ressaltou que o câncer de mama é uma doença muitas vezes silenciosa, sendo frequentemente detectada em estágios avançados. Porém, quando identificado precocemente, as chances de cura são muito maiores, chegando a quase 100%. Durante a campanha, serão disponibilizadas diariamente 100 vagas para exames de mamografia, ultrassonografia mamária, consultas com mastologistas, punções e biópsias mamárias. Ela também incentivou todas as mulheres a partir dos 40 anos a realizarem suas mamografias.

A secretária de Estado da Mulher e Diversidade Humana, Lídia Moura, participou do evento e destacou que as mulheres desempenham um papel fundamental na sociedade como cuidadoras, e, por isso, é importante que elas lembrem da importância do autocuidado. Ela incentivou as mulheres a aproveitarem a oportunidade oferecida pelo governo e a incorporarem o autocuidado em suas rotinas, não apenas durante o mês de outubro.

Em relação aos números, em 2022, foram registrados 334 óbitos por câncer de mama na Paraíba, e até setembro de 2023, já foram registrados 205 casos. Quanto ao número de mamografias realizadas, em 2022, foram 57.017, enquanto, de janeiro a julho de 2023, já foram realizadas 32.620. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima para a Paraíba, no triênio 2023/2025, 1180 casos novos de câncer de mama para cada 100 mil habitantes, com 210 casos estimados apenas para João Pessoa.

O Outubro Rosa é uma campanha que ocorre ao longo de todo o mês e tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama, incentivando a realização da mamografia e do autoexame.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais