Lula parte em viagem para Egito e Etiópia, novos membros do Brics

Lula embarca nesta semana para Egito e Etiópia, dois novos integrantes do Brics

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciará uma viagem nesta semana ao Egito e à Etiópia, ambos recém-integrados ao Brics, o grupo que engloba algumas das principais economias emergentes do mundo.

A visita de Lula à África é parte de sua estratégia para diversificar as parcerias do Brasil no cenário internacional. O presidente busca fortalecer alianças com nações em desenvolvimento, priorizando a chamada diplomacia sul-sul.

Este ano, Lula ainda não realizou viagens internacionais, e começar pela África reflete a importância que ele atribui ao continente.

No Egito, Lula participará de reuniões bilaterais com o presidente Abdul Fatah Khalil Al-Sisi e está prevista uma visita à Liga dos Estados Árabes.

Na Etiópia, Lula participará como convidado da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, que representa 55 nações africanas.

O presidente chegará ao Cairo, capital do Egito, na terça-feira (14), com as reuniões agendadas para o dia seguinte, quarta-feira (15).

Durante a viagem, o Brasil espera fortalecer os laços com o Egito, especialmente após a colaboração durante as negociações para retirar brasileiros da região do conflito na Faixa de Gaza.

As discussões entre Lula e Al-Sisi incluirão temas como a guerra entre Israel e o Hamas, bem como questões comerciais, considerando o Egito como um parceiro estratégico na África.

Quanto à Etiópia, o Brasil vê potencial para desenvolver relações comerciais mais sólidas, dada a forte expansão econômica do país.

A presença de Lula na Cúpula da União Africana reflete o reconhecimento do continente aos esforços do Brasil em fortalecer os laços com a região. O Brasil apoiou a entrada tanto do Egito quanto da Etiópia no Brics.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais