Projeto Bilionário na Paraíba de Grupo Chinês Suspeito de Plágio e Uso Não Autorizado de Imagens

A proposta para a construção de um porto e uma cidade internacional inteligente em Mataraca, no Litoral Norte da Paraíba, tem gerado polêmica devido a dois aspectos principais: alegados indícios de plágio e a utilização de imagens sem permissão durante a apresentação do projeto.

O projeto foi revelado recentemente pela prefeitura de Mataraca e pelo grupo Brasil CRT em uma cerimônia realizada no centro cultural da cidade. A proposta ambiciosa envolve um investimento de R$ 9 trilhões na construção de uma cidade internacional com infraestrutura comparável à de Dubai e um porto de águas profundas.

Menos de 24 horas após a apresentação, uma matéria do portal g1 Paraíba e do blog Conversa Política, do Jornal da Paraíba, destacou que algumas imagens utilizadas na apresentação são notavelmente semelhantes a um projeto de ‘cidade inteligente’ concebido por outra empresa. As imagens aparentemente coincidem com as elaboradas para uma baía no distrito Chinês de Shenzhen, pelo estúdio de arquitetura dinamarquês Henning Larse.

Além disso, a Prefeitura Municipal de Mataraca e a Brasil CRT utilizaram imagens aéreas do jornalista Clilson Júnior, sem permissão, para apresentar o município durante o evento. Foi exibido um vídeo com imagens de drone captadas há oito anos na praia da Barra do Camaratuba, um dos pontos turísticos de Mataraca.

Diante disso, o jornalista Clilson Júnior pretende entrar com um processo contra o governo municipal de Mataraca e a empresa privada.

Confira os indícios de plagio e utilização de imagens sem autorização:

1. Projeto da Baía de Shenzen, na China: 

2. Projeto de Nova Mataraca, na Paraíba:

3. Utilização de imagens sem autorização: 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais