Cidadãos brasileiros estão incluídos na lista de estrangeiros que serão evacuados da Faixa de Gaza.

Brasileiros e seus familiares foram incluídos na lista de pessoas autorizadas a deixar a Faixa de Gaza, território controlado pelo grupo Inimigo, por meio da fronteira com o Egito. Na relação a que a Record teve acesso, constam os nomes de 33 pessoas que serão repatriadas.

Em contraste com o número divulgado na lista, a representação do Brasil na Palestina informou que 34 pessoas aguardam para deixar a região em conflito: 24 brasileiros, sete palestinos em processo de imigração e três palestinos familiares próximos que darão início à imigração, sendo a maioria crianças (18).

Anteriormente, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou por telefone com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, que garantiu a liberação. “[Eli Cohen] assegurou a Vieira que brasileiros e familiares estarão na lista de estrangeiros autorizados a cruzar a fronteira amanhã [sexta-feira (10)]”, disse o Itamaraty, em nota publicada em uma rede social.

As pessoas estão divididas em duas cidades no sul de Gaza: Rafah e Khan Younis. Rafah fica na fronteira entre o Egito e Gaza e é por onde passam os caminhões com ajuda humanitária. Nela, pelo menos 18 pessoas aguardam repatriação: nove crianças, cinco mulheres e quatro homens.

Khan Younis tem 16 pessoas à espera da repatriação para o Brasil: nove crianças, cinco mulheres e dois homens. O Itamaraty alugou uma casa na cidade para hospedá-los até que a passagem de Rafah seja aberta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais