Bombeiros controlam incêndio florestal no Parque da Serra de Santa Catarina, na Paraíba

Duas semanas após o início do incêndio florestal que assolou o Parque da Serra de Santa Catarina, no Sertão da Paraíba, a força-tarefa encarregada de combater as chamas conseguiu extinguir o fogo por completo. De acordo com informações da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), não há mais focos de incêndio ou fumaça no local.

Durante o último fim de semana, a equipe que estava trabalhando no local realizou inspeções e verificou que não existem mais focos de incêndio. O Parque da Serra de Santa Catarina abrange os municípios de Aguiar, Carrapateira, Nazarezinho e São José da Lagoa Tapada.

Durante as operações de combate, foram identificados 32 focos de incêndio em uma área de cerca de 270 hectares. O incêndio afetou totalmente ou parcialmente 21 propriedades rurais, sendo 12 no município de São José de Piranhas e nove em Nazarezinho. A maior parte da área afetada está localizada no terço superior da montanha da Serra do Boqueirão, que faz parte da Serra de Santa Catarina.

A força-tarefa montada para conter o incêndio incluiu equipes técnicas da Semas, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e brigadistas do PrevFogo/Ibama. A operação foi dividida em três etapas: prevenção, infraestrutura logística e patrulhamento e combate ao fogo. Contou com uma ampla infraestrutura, incluindo veículos, bombas costais, helicóptero e drone para monitoramento aéreo.

O Parque Estadual Serra de Santa Catarina é uma área de grande importância ambiental, abrigando diversas espécies de fauna e flora, além de 32 nascentes que abastecem os principais reservatórios de água na região do Sertão da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais