Banco Central revisa para baixo a projeção de crescimento do crédito em 2023

O Banco Central (BC) revisou sua projeção de crescimento do volume de crédito bancário para o ano de 2023, reduzindo-a de 7,7% para 7,3%. Essa revisão indica uma desaceleração no crédito, que está alinhada com a política de aumento da taxa Selic, os juros básicos da economia. A nova estimativa considera dados atualizados do mercado de crédito e revisões no cenário macroeconômico.

Segundo o BC, a revisão foi influenciada principalmente pelo desempenho abaixo do esperado no crédito para pessoas jurídicas com recursos livres, cuja projeção foi reduzida de 3% para 1,5%. Por outro lado, a projeção de crescimento do estoque de crédito livre para pessoas físicas permanece em 9%, refletindo a resiliência nas concessões de crédito até julho de 2023 e as perspectivas para a atividade econômica.

O crédito livre permite que os bancos emprestem dinheiro captado no mercado e definam suas taxas de juros. Além disso, o BC também manteve suas projeções para o crédito direcionado, com crescimento de 11% para pessoas físicas e 7% para pessoas jurídicas.

O BC destacou que a política de juros continua contracionista, com a redução recente da taxa Selic para 12,75% ao ano, refletindo a necessidade de convergir a inflação para a meta em 2024 e 2025 e ancorar as expectativas. As incertezas nos mercados e a expectativa de inflação acima da meta são fatores que influenciam as decisões sobre a taxa de juros.

Para 2024, o BC prevê um crescimento de 8,5% no crédito, impulsionado pelo segmento de crédito livre para pessoas jurídicas e uma ligeira desaceleração nas operações com recursos livres e direcionados para pessoas físicas, devido ao alto endividamento e comprometimento de renda das famílias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais